População: 723.514 hab
DDD: 83
Estado: Paraíba
Distância de outras cidades: Campina Grande 135 km, Recife 136 km, Natal 184 km

Fundada em 05 de agosto de 1585, pelos colonizadores portugueses, a cidade de João Pessoa está localizada no Nordeste do país, às margens do Oceano Atlântico, no litoral do Estado da Paraíba. Com população, estimada em 2018, de 800 323 habitantes, a capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste, sendo, no seu estado, o município mais populoso.

Situada no extremo oriental das Américas, a capital da Paraíba abriga o ponto em que o Brasil mais se aproxima da África. É na Ponta do Seixas que os primeiros raios de sol chegam ao país todas as manhãs. João Pessoa é considerada também a terceira cidade brasileira mais antiga e possui um centro histórico rico em arquitetura colonial.

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, 1992, João Pessoa recebeu o título de “segunda capital mais verde do mundo”, ficando atrás apenas de Paris, na França.  É ainda a cidade mais verde do Brasil, muito por conta da  Mata do Buraquinho, possui uma extensão de aproximadamente 519,75 hectares e é considerada uma das maiores reservas de Mata Atlântica em perímetro urbano no Brasil. É, portanto, uma das capitais de melhor qualidade de vida do Nordeste. Considerada uma das mais bonitas e verdes do Brasil e do mundo, possui maravilhoso Centro Histórico, objeto de tombamento pelos órgãos de proteção ao patrimônio, visitado durante todo o ano por milhares de turistas. Recebeu em 2017 o título de cidade criativa pela Unesco, colocando João Pessoa como “Cidade Brasileira do Artesanato”. O reconhecimento de João Pessoa a coloca na rota turística brasileira por sua arte popular.