A apresentação de resumos expandidos de trabalhos científicos no Congresso Brasileiro de Arborização Urbana – 23º CBAU e o Congresso  Ibero-americano de  Arborização Urbana – 2º CIAU, pretende divulgar práticas, pesquisas e experiências em arborização urbana com o objetivo de discutir e disseminar as boas práticas que busquem sua melhoria nas cidades.

A Comissão Científica selecionará os trabalhos a serem publicados na forma de resumo expandido nos Anais do evento, (devendo ser) apresentados em forma de painéis durante o evento. Somente serão aceitos trabalhos originais e inéditos alinhados com um dos temas que orientarão os debates do evento, a saber:

Eixos Temáticos

Antropização, Sustentabilidade e Cidadania

· PROCESSO DE URBANIZAÇÃO: Melhores Práticas no Manejo da Arborização e Florestas Urbanas;

· PAISAGISMO, ARBORIZAÇÃO E FLORESTAS URBANAS: Práxis para a Sustentabilidade de Biomas e Ecossistemas;

· DIREITO AMBIENTAL: Antropização e a Legislação Inerente a Arborização e Florestas Urbanas;

· ÁRVORES URBANAS X REDES AÉREAS E SUBTERRÂNEAS: Caminhos para Evitar Conflitos e Obter uma Convivência Sustentável;

· PAISAGISMO, ARTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA: Ações Socioambientais Sustentáveis, Aplicadas ao Paisagismo e Florestas Urbanas;

· TECNOLOGIAS ATUAIS: Equipamentos, Transporte e Ferramentas no Paisagismo e Arborização Urbana;

· PAISAGISMO URBANO: O Arbonegócio na Arboricultura Global, Mercados Potenciais e Profissionalização;

· PAISAGISMO, ARBORICULTURA E FLORESTAS URBANAS: Expertises em Países Ibero-americanos;

· PROCESSO DE URBANIZAÇÃO: Produção de Mudas e as Melhores Práticas na Implantação da Arborização e Florestas Urbanas;

· PLANOS DIRETORES DE ARBORIZAÇÃO e ÁREAS VERDES URBANAS: Importância, Aspectos Antrópicos, Sustentáveis e de Cidadania;

Regulamento

1. Orientações gerais

  • Os resumos expandidos deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico: trabalhoscbau2019@gmail.com até 23h:59min do dia 20 de Setembro de 2019.
  • A submissão representa o compromisso do(s) autor(es) em relação à observação de normas éticas e de sua apresentação de acordo com o regulamento estabelecido pela Comissão Científica.
  • O conteúdo do trabalho e a veracidade das informações são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
  • Os certificados dos trabalhos aceitos estarão disponíveis no site do evento em até 30 (trinta) dias após o seu término. Será emitido um único certificado por resumo.
  • Após a submissão não será permitida a troca ou inclusão de autores/instituições ou adendo ao texto, o qual não será corrigido ou alterado pela Comissão Científica. Em caso de erro no conteúdo submetido, o autor deverá solicitar seu cancelamento pelo endereço eletrônico: trabalhoscbau2019@gmail.com

1.2 Normas para submissão de trabalhos

É obrigatória a inscrição no evento de pelo menos um dos autores para acessar a plataforma de chamada e acompanhamento de trabalhos.

  • Um dos autores deverá se responsabilizar pelo trabalho, sendo este denominado autor correspondente.
  • Só será permitida a submissão de até 01 (um) trabalho por autor correspondente.
  • Será permitida a inclusão de até 05 (cinco) autores em cada trabalho.

Caberá ao autor correspondente:

  • Preencher correta e completamente os dados de submissão do trabalho. As informações de endereço eletrônico são fundamentais para a comunicação com a secretaria executiva do evento.
  • Comprovar o recolhimento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores através do endereço eletrônico: trabalhoscbau2019@gmail.com
  • Informar sobre o resultado do julgamento do trabalho aos demais autores.
  • Apresentar o trabalho em data e horário determinados pela Comissão Científica.
  • O autor correspondente deverá optar (em comum acordo com os demais autores) por um dos eixos temáticos abaixo, cabendo à Comissão Científica a reclassificação, se julgar pertinente:

1.3 Formatação dos trabalhos

O(s) autor(es) deverá(ão) elaborar o texto e submeter o mesmo respeitando as instruções que se seguem.
Os resumos deverão ter no máximo 08 (oito) páginas, incluindo texto, ilustrações, fórmulas, equações, referências, agradecimentos e anexos quando necessários.

  • O trabalho deverá ser submetido em apenas 01 (um) arquivo em formato Word Office.
  • O texto poderá ser escrito nos idiomas português ou espanhol.
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) deverá(ão) ser abreviado(s) pelo último nome (ex.: Maria da Silva: SILVA, M.). Digitar os participantes na sequência hierárquica de autoria, certificando-se que as grafias estejam corretas, pois serão assumidas em certificados e índices remissivos, sem possibilidade de correção após o envio.
  • Configuração de margens: superior 2,5 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 3 cm, direita 2,5 cm.
  • Deverá ser utilizado itálico para palavras em idioma diferente do restante do texto e em nomes científicos deverá seguir a nomenclatura prevista no Código Internacional de Nomenclatura para Algas, Fungos e Plantas (Código de Melbourne).
  • Deverá ser utilizado negrito para as palavras que caracterizam as sessões do texto: Resumo, Abstract, Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Discussão.
  • Poderão ser utilizadas no máximo 5 (cinco) ilustrações que sejam importantes para o entendimento do texto. As fotos, mapas, gráficos ou tabelas devem ser digitalizadas em boa resolução. As ilustrações devem vir separadas do texto, mas sua indicação deve aparecer no mesmo, contendo a legenda e a fonte (créditos) e devem apresentar até 300 dpi.
  • Notas e Referências deverão ser agrupadas no final do texto, devidamente referenciadas e em acordo com as NBR da ABNT (NBR 6023 e NBR 10520).

Título
– Com até 150 (cento e cinquenta) caracteres, em caixa alta.
– Espaço simples entre linhas.
– Alinhamento centralizado. 
– Fonte Arial 12, em negrito.
Autoria
– Espaço simples entre linhas.
– Alinhamento justificado.
– Fonte Arial 10.
– Instituição indicada por número sobrescrito, com descrição no rodapé.
Texto
– Estruturado nas sessões: Resumo, Abstract, Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Discussão (inclui conclusões e implicações para a prática como último parágrafo).
– Resumo e Abstract:
– Separado do título com espaço duplo, redigido em parágrafo único, fonte Arial 10, com no máximo 150 palavras, espaço simples entre linhas, com três palavras-chaves.
– Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Discussão:
– Espaço 1,5 entre linhas.
– Alinhamento justificado.
– Fonte Arial 11.
– Textos internos de tabelas e gráficos poderão ter fonte menor que o restante do texto.

1.4 Envio dos trabalhos

  • ·     Encaminhar a mensagem de confirmação de inscrição de um dos autores para o endereço trabalhoscbau2019@gmail.com.
  • ·     Anexar a essa mensagem, o arquivo Word Office contendo o texto em sua íntegra, identificado com as três primeiras palavras do título do trabalho, o nome do primeiro autor e seguido da inscrição cbau2019 (ex.: avaliação_ germinação_sementes_silva_cbau2019).
  • ·     Incluir no corpo da mensagem as seguintes informações: Linha temática do trabalho; Título completo do trabalho; Nome(s) do(s) autor(es) na sequência hierárquica; Contatos do autor correspondente (nome completo, e-mail, telefones fixo e/ou móvel).

1.5 Avaliação dos trabalhos

  • A submissão do trabalho não implica na aceitação do mesmo para publicação nos anais do evento, atentando para os dispostos: formatação, normatização, originalidade e consistência científica.
  • Os trabalhos que não observarem o regulamento serão automaticamente excluídos.
  • Todos os trabalhos que estiverem de acordo com o regulamento serão julgados, de maneira anônima, por avaliadores com conhecimento técnico reconhecido no meio acadêmico brasileiro, que os classificarão como ACEITO ou NÃO ACEITO para publicação nos Anais do evento.

Os trabalhos serão avaliados a partir dos seguintes critérios de julgamento:
A – Rigor científico, formatação e normatização, coerência lógica e metodológica, adequação ortográfica do texto e clareza de linguagem.
B – Delineamento e coerência entre Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Discussão.
C – Contribuição ao avanço do conhecimento, aplicabilidade e impacto dos resultados.
D – Originalidade da pesquisa.

  • A Comissão Científica se reserva o direito de não aceitar trabalhos já apresentados em outros eventos científicos ou previamente publicados, e aqueles que reflitam conflitos éticos.
  • A decisão dos avaliadores, respaldada pela Comissão Científica, de recusa ou aceite de trabalho, é soberana e sobre a qual não cabem recursos.
  • O aceite ou recusa do trabalho será comunicado ao autor via endereço eletrônico até o dia 01 Novembro de 2019.

RESULTADO DA AVALIAÇÃO

  • O autor correspondente receberá carta oficial de aceite ou recusa.
  • A lista final com os trabalhos aprovados para publicação nos Anais e apresentação durante o evento, com data e horário, estará disponível no site do Congresso.
  • O relator do trabalho aceito para exibição na forma de painel será responsável pela confirmação da apresentação e pela elaboração do material necessário à mesma.
  • Em caso de impossibilidade de apresentar o trabalho, o relator deverá fazer contato com a secretaria do evento para indicar seu representante ou sua desistência.
  • A ausência na apresentação do trabalho no período indicado pela Comissão Científica incorrerá na não emissão do certificado correspondente.

ARESENTAÇÃO DOS TRABALHOS EM PAINÉIS

  • Os trabalhos aprovados deverão apresentados na forma de painéis, nos dias e horários a serem divulgados no site do evento.
  • O conteúdo apresentado deverá refletir o texto do resumo expandido enviado e poderão ser utilizadas na apresentação ilustrações e tabelas, entre outros.
  • O autor correspondente disporá de um espaço útil de 90 cm de largura por 120 cm de altura, ficando sob sua responsabilidade a fixação e retirada do material.
  • A confecção deverá permitir fácil leitura a uma distância de até 2m.

PREMIAÇÃO

  • Os trabalhos que se destacarem serão reconhecidos publicamente durante a cerimônia de encerramento do evento, e receberão certificado especial.

DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS
Endereço eletrônico: trabalhoscbau2019@gmail.com
COMISSÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA:
Arquiteto –  Saulo Leal – Prefeitura Municipal de João Pessoa – SEDURB
Arquiteta Veruska Gregório – Prefeitura Municipal de João Pessoa – SEDURB
Engª. Agrª. Dra. Ana Maria Liner Pereira Lima – Universidade de São Paulo – USP
Eng.ª Ftal. Prof.ª Dra. Ana Lícia Patriota Feliciano – Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE